9 de Outubro – Dia Mundial da Visão

No Dia Mundial da Visão, o Hospital de Olhos de Blumenau orienta que a população procure um Oftalmologista de confiança sempre que houver alguma alteração nos olhos

62784-dry-eyes-spry__crop-landscape-534x0Hoje (09/10/2014) é comemorado o Dia Mundial da Visão. A data tem como foco a atenção no problema da cegueira global: a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo – em relação às crianças, a média é de uma criança cega a cada minuto.

No Brasil, atualmente, há mais de 1,2 milhão de cegos. Como a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% das cegueiras são evitáveis, isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos, poderiam não ser, se tivessem recebido tratamento precocemente. O acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular do povo brasileiro. Por isso, o Hospital de Olhos de Blumenau orienta a população a realizar consultas oftalmológicas regularmente para combater a cegueira tratável.

Comemorada anualmente na segunda quinta-feira de outubro, a data foi instituída pela Agência Internacional de Prevenção à Cegueira (IAPB), órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema do Dia Mundial da Visão 2014 é: “CHEGA DE CEGUEIRA EVITÁVEL!”.

No mundo
De acordo com dados divulgados sobre saúde visual pela OMS em 2013, há 285 milhões de pessoas no mundo com deficiências visuais, sendo 39 milhões cegas. Esses são números expressivos, especialmente considerando que a visão é um dos principais sentidos e sua perda exige uma verdadeira transformação nessas vidas.

Os especialistas alertam que até 80% desses casos poderiam ser evitados.

Visão
Os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao Médico Oftalmologista para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico como forma de prevenir complicações que possam levar à cegueira.

Faça a sua parte! Combater a cegueira evitável é uma questão de cidadania.

diamundialdavisao2014