Alcon® transmite ao vivo cirurgias de vitrectomia e catarata a laser no 37º SIMASP

Durante o congresso promovido pelo Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, a Alcon transmitirá cirurgias de catarata e vitrectomia ao vivo e realizará um simpósio com assuntos ligados ao tratamento de glaucoma e saúde dos olhos

Nesta sexta-feira (14) a Alcon®, divisão de produtos oftalmológicos do Grupo Novartis®, transmitirá ao vivo quatro cirurgias oculares durante o 37º Simpósio Internacional Moacyr Álvaro (SIMASP), organizado pelo Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, que acontece entre os dias 13 e 15 de fevereiro, no Maksoud Plaza, em São Paulo/SP.

O evento terá como tema “Oftalmologia em Evolução”, que dará ênfase na grande evolução técnica alcançada no diagnóstico e tratamento das principais doenças oculares. Os procedimentos, transmitidos a partir das 14h, serão: duas cirurgias de catarata realizadas com o LenSx® Laser System, o primeiro equipamento a laser aprovado pela ANVISA para esse tipo de cirurgia; e duas vitrectomias, procedimento usado para o tratamento de diversas doenças oculares como descolamento de retina, hemorragia vítrea e buraco de mácula.

As cirurgias de catarata serão realizadas pelos especialistas Dr. Walton Nosé (SP) e o Dr. Fabio Casanova (PE). Já as de vitrectomia serão feitas com o equipamento Constellation®, da Alcon, em dois pacientes com descolamento de retina. Os procedimentos serão realizados pelo Dr. André Maia e Dr. Octaviano Magalhães, ambos de São Paulo.

Além disso, no dia 15 a Alcon promoverá no Congresso um simpósio-satélite em que serão abordados temas ligados ao tratamento de glaucoma, com palestra do Dr. Ivan Maynart (SP) e uso saudável de lentes de contato, com o Dr. Cesar Lipener. O evento também terá a participação do Dr. Fabio Casanova, que divulgará dados sobre a cirurgia de catarata a laser no Brasil e a sua experiência clínica com a nova tecnologia, LenSx®.

Lançado no Brasil em 2013, o LenSx® laser permite ao médico automatizar etapas do procedimento cirúrgico que até então eram realizadas manualmente, com bisturi. O laser possibilita posicionar com precisão a lente intraocular implantada, reduzindo erros refracionais (como miopia, astigmatismo e presbiopia – também chamada vista cansada), melhorando a acuidade visual do paciente e reduzindo a dependência de óculos corretivos, que são normalmente usados após a cirurgia de catarata.

O LenSx® laser revolucionou o tratamento da catarata. Atualmente o equipamento está instalado em mais de 60 países e já foi utilizado em mais de 203 mil procedimentos. No Brasil já foram vendidos mais de 25 equipamentos por todo o país e até janeiro foram realizadas mais de 2 mil cirurgias.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Alcon® / Portal da Oftalmologia