As crianças com ambliopia podem melhorar a visão até aos 17 anos

crianças_ambliopiaUm estudo realizado no Hospital Infantil de Pittsburgh (Estados Unidos), confirmou que os tratamentos para a ambliopia podem melhorar a visão do olho afetado em crianças com idades entre os 7 e os 12 anos. Durante muito tempo, pensou-se que as crianças com mais de 6 anos eram “velhas” para se beneficiarem das terapias contra a ambliopia. Este estudo Norte-americano confirmou que os tratamentos podem melhorar a situação de crianças até os 17 anos.

Esta alteração começa habitualmente na infância e produz-se por uma alteração que diminui a visão de um olho. Quando começa, o cérebro “aprende” a utilizar o outro olho. Por isso, os tratamentos com oclusores e gotas são dirigidos a ocluir ou a “penalizar” o olho saudável para estimular e forçar o “olho preguiçoso” para que trabalhe com maior intensidade.

A equipe dirigida por Mitchell M. Scheiman selecionou crianças com ambliopia, procedentes de 59 clínicas oftalmológicas. Os pacientes foram divididos em dois grupos. No primeiro apenas realizaram tratamentos com correção de óculos. No segundo, além dos óculos, colocaram um oclusor para tapar o olho saudável entre 2 e 6 horas diárias, ou gotas à base de midriaticos com o objetivo de distorcer a visão e fazer trabalhar o “olho não saudável”.

Os investigadores comprovaram que a visão melhorou no olho afetado em 53% das crianças entre os 7 e os 12 anos que ocluiram o olho saudável, enquanto que, apenas 25% das crianças do primeiro grupo alcançaram o padrão de visão pretendido. Entre as crianças de 13 a 17 anos que nunca tinham sido tratadas, 47% delas melhoraram a visão.

 

Fonte: Portal da Oftalmologia / Portal Optico