Cirurgia Oculoplástica

A Oculoplástica ou Cirurgia Plástica Ocular é a área especializada da Oftalmologia que cuida das alterações das Pálpebras, Vias Lacrimais e Órbitas.

De função primordial sobre o sistema visual, as pálpebras protegem o olho, participam da drenagem das lágrimas e têm papel importante na expressão facial. Quando operamos as pálpebras, o objetivo é sua restauração mais perfeita e harmoniosa.

A Oculoplástica corrige casos de tumores, maus posicionamentos das pálpebras, traumatismos, lagoftalmo (incapacidade de fechar os olhos), adaptação de próteses em olhos atróficos ou cavidades, cirurgia de rejuvenescimento palpebral, aplicação de Botox® para rugas hipercinéticas (estética) bem como em casos de espasmos musculares involuntários. Inclui ainda o reparo das vias lacrimais obstruídas (com consequente lacrimejamento) e de diversas alterações anatômicas, a exemplo da ptose.

A ptose da pálpebra superior é uma condição na qual esta se encontra deslocada inferiormente (“pálpebra caída”). Ela pode cobrir uma porção significativa da córnea e da abertura pupilar, de modo a prejudicar a visão. Em crianças, a causa costuma ser a distrofia (malformação) do músculo elevador da pálpebra superior, que deve ter abordagem cirúrgica precoce para se evitar ambliopia (baixa visual permanente que decorre da privação do desenvolvimento visual na infância). A melhor técnica cirúrgica depende da severidade da ptose, bem como da função muscular. Em adultos, o tipo mais comum de ptose é involucional (afrouxamento do músculo elevador), cujo tratamento consiste na sua reinserção cirúrgica. Pode ser feita por via conjuntival (interna, sem corte na pele) ou externa, associada à Blefaroplastia (correção do excesso de pele e das bolsas palpebrais).

A maior parte das cirurgias das pálpebras ou das vias lacrimais pode ser conduzida apenas com anestesia local, com opção adicional por sedação leve monitorada – para um maior conforto. Não há necessidade de internação hospitalar e o pós-operatório é praticamente indolor. A cirurgia bem indicada associada ao conhecimento da intricada anatomia palpebral e de estruturas locais, permite excelentes resultados estéticos e funcionais.

oculoplastica_diversas_imagens

 

Drª. Marta Duwe é especialista em Oculoplástica