Cirurgia Refrativa a Laser

cirurgia-fotorrefrativaÉ uma cirurgia realizada desde 1987, sem a necessidade de internação do paciente, que usa um raio de luz para remodelar suavemente a superfície do olho (a córnea), para ajudar a melhorar a visão.

A luz laser pulsa suavemente para remover uma quantidade microscópica de tecido, alterando a curvatura da córnea e possibilitando que as imagens visuais sejam melhor focalizadas na retina.

Cirurgia Refrativa é aquela que corrige erros de refração, ou seja, imperfeições que afetam a visão (miopia, hipermetropia e astigmatismo).

Atualmente, a moderna cirurgia refrativa é realizada através de um equipamento (um sistema de laser) que emite um tipo específico de laser, o Excimer Laser. A correção da visão com laser é um procedimento cirúrgico fácil e virtualmente indolor, que dura poucos minutos.

Técnicas Cirúrgicas: PRK e LASIK

A Técnica Cirúrgica PRK começa com a remoção da camada exterior da córnea. O Oftalmologista remove esta camada com uma pequena espátula ou com uma escova rotatória.

A Técnica Cirúrgica LASIK começa com a criação de um flap corneano feito com um microcerátomo. Então, o médico reposiciona sua cabeça e ativa o rastreador ocular. Ele pedirá que olhe diretamente para uma luz piscante. O laser removerá uma pequena quantidade de tecido da córnea.

O rastreador seguirá os movimentos oculares e fará com que o laser continue o tratamento. É importante continuar ainda olhando para a luz piscante enquanto durar o tratamento.

Você permanecerá sob o laser por alguns minutos. No total, a cirurgia leva cerca de cinco minutos para cada olho. Depois que a cirurgia com o laser terminar, o médico colocará algumas gotas de colírio no olho.

Para sua proteção e conforto, ele cobrirá o olho com uma lente de contato terapêutica na cirurgia de PRK. Em alguns casos de LASIK, também se coloca essa lente terapêutica no olho para ajudar a cicatrizar pequenas abrasões.

A cirurgia é indolor, pois é aplicado o colírio anestésico, cujo efeito dura cerca de 45-60 minutos. Depois deste tempo, seus olhos podem ficar sensíveis por alguns dias. O Oftalmologista prescreverá um colírio antiinflamatório para facilitar sua recuperação.

Qual é a diferença entre PRK e LASIK?

Tanto a PRK (Ceratectomia Fotorefrativa) quanto o LASIK (Ceratomileuse com Laser In-Situ) utilizam o sistema de laser para remover tecido corneano, e assim aplanar a córnea para o caso de miopia, ou remodelá-la em forma de protuberância no caso de hipermetropia. No procedimento PRK, o laser opera sobre a superfície da córnea. No LASIK, cria-se um flap na camada externa da córnea e o laser opera sobre a camada mais interna da córnea.

O resultado é permanente?

As alterações feitas no olho são permanentes. Contudo, conforme as pessoas envelhecem, ou conforme a cicatrização, podem ainda necessitar de um novo tratamento, ou seja, de um retoque.

 

Conheça o especialista da área: