Com que idade a pessoa é classificada de idosa?

idade-pessoa-idosa“Idoso” é um termo que indica uma pessoa com uma vivência traduzida em muitos anos. Em geral, a literatura classifica, didaticamente, as pessoas acima de 60 anos como idosos e participantes da Terceira Idade.

Recentemente, este marco referencial passou para 65 anos em função principalmente da expectativa de vida e das tentativas legais do estabelecimento da idade para o início da aposentadoria.

Atualmente, considera-se a existência de uma “Quarta Idade” que englobaria pessoas com 80 anos. De acordo com algumas estimativas, esta faixa etária alcançará uma representatividade considerável cerca de 4,5 milhões pessoas em até 2020.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios:

  • Meia-idade: 45 a 59 anos;
  • Idoso(a): 60 a 74 anos;
  • Ancião: 75 a 90 anos;
  • Velhice extrema: 90 anos em diante.

A busca atual é pela melhoria da qualidade de vida do idoso, apesar do preconceito, discriminação e isolamento da sociedade para com o idoso e, da velhice ser encarada como decadência, doença e peso social.

Atualmente, personalidades, intelectuais, políticos, artistas, com mais de 60 anos, aparecem na mídia, contradizendo estereótipo de “velho” ao demonstrarem inteligência, versatilidade, perspicácia, audácia, boa forma, bom humor, dentre outras características, mostrando que também na velhice podem ser produtivos.

 

Retirado do livro:

“Cirurgia de Catarata: do histórico às necessidades sociais”.
Kara – José N; Bicas HEA; Carvalho RS.