Correção da Presbiopia com Lentes de Contato

vista-cansadaA Presbiopia (vista cansada) começa em torno dos 40 anos de idade. O paciente passa a ter dificuldade na leitura, em colocar a linha na agulha e esticar os braços para ler letras pequenas. O uso de Lentes de Contato (LC) pode ser uma das formas de correção da presbiopia.

A adaptação de LC em pacientes já usuários é mais fácil, pois se utiliza a técnica da monovisão (um olho para enxergar de longe e outro para enxergar de perto), entre 1 e 4 semanas o cérebro se adapta a essa situação. Para pacientes que nunca usaram LC, dispomos de algumas técnicas de adaptação, várias LC e desenhos diferentes (lentes bifocais, progressivas, gelatinosas ou rígidas, de uso diário ou prolongado, bem como as descartáveis).

O tipo de lente a ser testado depende do grau para longe e para perto, da idade do paciente, da atividade e a finalidade do uso da LC. Para aquelas pessoas que não desejam o uso frequente da LC é possível uma adaptação flexível para uso social (esportes, ocasiões especiais ou finais de semanas). A adaptação deve ter acompanhamento médico rigoroso, para não causar dano ao olho do paciente.

Depois do histórico e exame oftalmológico completo, escolhemos o melhor tipo de LC e testamos. Medimos a acuidade visual, conforto e observamos a LC no olho do paciente. Se o paciente estiver satisfeito, acompanhamos durante uma semana, no retorno faremos os ajustes necessários. Para uma boa adaptação é importante o acompanhamento do médico e o auxílio da equipe multidisciplinar, que irá ajudar o paciente na parte prática de retirar, colocar e limpar as LC, bem como exame oftalmológico periódico a cada 6 meses.

 

Dr. Fernando César Ludwig  é membro da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria