Dia Mundial da Visão

Beautiful Blue EyeNesta quinta-feira, dia 10 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Visão. A data tem como foco a atenção no problema da cegueira global: a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo – em relação às crianças, a média é de uma criança cega a cada minuto.

Comemorada anualmente na segunda quinta-feira de outubro, a data foi instituída pela Agência Internacional de Prevenção à Cegueira (IAPB), órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema do Dia Mundial da Visão 2013 é: “Saúde dos Olhos para todos. Faça um exame oftalmológico”.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o apelo à ação reconhece um aspecto vital de uma rede de saúde ocular bem sucedido e sustentável: o usuário final informado sobre a importância de ter seus olhos examinados regularmente, com base na necessidade, idade e outros fatores. De acordo com o Conselho, os erros de refração não corrigidos com óculos ou lentes de contato ainda são a principal causa de deficiência visual e a segunda causa mais comum de cegueira. Portanto, melhorar a visão das pessoas pode gerar benefícios sociais e econômicos consideráveis e fornecer uma importante contribuição para o desenvolvimento global.

Deficiência visual no mundo
As últimas estimativas mundiais indicam que 285 milhões de pessoas sofrem de alguma deficiência visual. Desse total, 39 milhões são cegas, o que representa 1% da população mundial. O paciente com cegueira é aquele que perde totalmente a visão por diversas causas, que vão desde traumas oculares até doenças congênitas.

Dados mostram que oito em cada dez casos de perda de visão poderiam ter sido evitados. Algumas patologias oftalmológicas são assintomáticas e outras, quando se manifestam, costumam estar em estágio avançado. Ainda falta informação para grande parte da sociedade, que procura assistência quando é tarde demais.

Os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao Oftalmologista para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico como forma de prevenir complicações que possam levar à cegueira.

Dados mundiais:
- 80% de todas as deficiências visuais podem ser evitadas ou curadas;
- Cerca de 285 milhões de pessoas do mundo todo têm deficiência visual, sendo que 39 milhões são cegas e 245 milhões possuem baixa visão;
- Erros refrativos não corrigidos são a principal causa de deficiências na visão.

Deficiências visuais podem ser evitadas ou amenizadas com atendimento médico preventivo. Recomenda-se que a população procure seu Oftalmologista de confiança sempre que houver alguma alteração nos olhos.

 

Dia Mundial da Visão