Hospital de Olhos de Blumenau abraça a prevenção da saúde ocular durante o Abril Marrom

HOB150419_linkedin-2 (1)

O Hospital de Olhos de Blumenau, que é referência como centro de diagnóstico e de cirurgia ocular, abraça a causa do Abril Marrom.  O mês é destinado à conscientização sobre a importância da prevenção e combate as diversas causas de cegueira. A cor marrom é símbolo da campanha por ser a cor da íris da maioria dos brasileiros. A íris é responsável por controlar a quantidade de luz que entra em nossos olhos.

Algumas doenças são responsáveis por causar a cegueira, entre elas a degeneração macular relacionada à idade e à retinopatia diabética e o glaucoma, que é uma doença degenerativa e progressiva que atinge o nervo óptico, responsável pela visão, e está relacionada à pressão do olho. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 12,3% dos casos de cegueira do mundo estão relacionados ao glaucoma. A estimativa é que até 2020 o glaucoma deverá atingir 80 milhões de pessoas em todo o mundo. Sobretudo, a doença tem controle e prevenção.

Para Dra. Elise Taniguchi Müller, especialista em glaucoma clínico/cirúrgico no Hospital de Olhos de Blumenau, as consultas regulares ao oftalmologista colaboram para um diagnóstico precoce e um tratamento adequado para que o paciente possa cuidar e manter uma boa saúde ocular. “Investir na prevenção é o melhor caminho, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento”, aponta a Dra. Elise.