Lentes de contato e os adolescentes

lentes-de-contato-e-os-adolescentes

É comum nessa fase da vida, se interessar por lentes de contato. Porém, cuidados importantes devem ser tomados, como a visita a um oftalmologista para uma adequada avaliação. Exames são indicados para que o profissional avalie se há possibilidade de uso e selecione a lente ideal para os testes de adaptação. Nessa fase, o médico verificará a relação lentes de contato e olhos e saberá se causarão algum dano à visão.

A adaptação das lentes leva tempo e disposição. O adolescente deve saber colocar, retirar e limpar as lentes e o estojo antes de iniciar o uso. É importante respeitar o horário de uso sugerido pelo oftalmologista, inutilizar as lentes descartáveis na data de validade correta, pois, aparentemente, podem estar confortáveis, mas ao passar da data de descarte já se inicia o processo de deterioração do material, podendo acarretar em danos à visão.

Muitas vezes, colegas acabam adquirindo lentes em ópticas, onde nem sempre são orientados corretamente quanto à limpeza, horário de uso e descarte. É fundamental estimular os jovens a seguirem as orientações do oftalmologista, pois somente este profissional é responsável pela saúde ocular da população.

É imprescindível aconselhar o adolescente quanto ao perigo de emprestar ou trocar as lentes, pois seu uso é individual e intransferível. Há casos de jovens que usaram lentes coloridas de amigos e acabaram com úlcera de córnea e perda da visão.

Faz-se necessário estar ciente de que as lentes podem machucar os olhos. Em um dia a adaptação pode estar excelente e no outro apresentar problemas. Trata-se de um processo dinâmico. Ao apresentar alguma modificação, quer seja no conforto com as lentes, na visão ou na presença de sintomas (olhos vermelhos, aflição à luz, doloridos, com sensação de cisco, lacrimejantes), o usuário deve retirar as lentes e procurar o oftalmologista para avaliação. É de extrema importância o retorno ao seu médico para reavaliação das lentes nas datas agendadas.

O adolescente deve sempre ter em mãos o telefone do Serviço de Oftalmologia para esclarecer dúvidas que possa vir a ter com o uso das lentes.

Fonte: Soblec

 

Dr. Fernando César Ludwig é associado da SOBLEC