Residência Médica Oftalmológica

Ao término da faculdade de medicina, os novos médicos em busca de especialização enfrentam mais um desafio: a prova de residência médica, ainda mais difícil e concorrida do que o vestibular. É na residência onde realmente ocorre o aprendizado mais aprofundado e prático, quando o dia a dia não se resume mais somente a aulas teóricas, mas sim a atendimento aos pacientes, cirurgias, ambulatórios, enfermaria e exames complementares.

Em 2008, o Hospital de Olhos foi credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e, precocemente, em 2011, recebeu o credenciamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, entidade com rígidos critérios de aprovação de cursos. Com isso, o HOB tornou-se a instituição pioneira em residência oftalmológica no interior do Estado, contando com o aval das maiores instituições reguladoras de residência médica do País.

Fundado em 24 de abril de 1998, o Hospital de Olhos de Blumenau (HOB), referência na região, desenvolveu seu Programa de Residência Médica (PRM) 10 anos após sua fundação, com a duração de três anos. Para obtenção dos credenciamentos, uma série de exigências deve ser cumprida, entre elas o número mínimo de atendimentos de pacientes em ambulatório e emergência, bem como cirurgias nas áreas das especialidades da oftalmologia, tais como catarata, glaucoma, retina, cirurgia refrativa e transplante de córnea.

Em fevereiro de 2012 o Hospital de Olhos de Blumenau graduou sua primeira médica residente, Drª. Kathy Dadam Sgrott.

A prova de residência médica para o Hospital de Olhos de Blumenau é realizada anualmente na Fundação Regional de Blumenau (FURB), sendo que, no último ano, foram 42 inscritos concorrendo a somente uma vaga oferecida por ano. Para mais informações sobre a residência médica do Hospital de Olhos, acesse www.hob.med.br.

Corpo clínico do Hospital de Olhos de Blumenau com seus médicos residentes

Corpo clínico do Hospital de Olhos de Blumenau com seus médicos residentes

 

Dr. Vilmar Müller é o Diretor Técnico do Hospital de Olhos de Blumenau