Visão dos bebês

Os recém-nascidos enxergam com pouca nitidez nas primeiras semanas de vida. Ao longo dos 2 meses seguintes, o bebê vai se dedicar a decifrar o mundo que o cerca. E o que ele vê nesse comecinho é uma confusão só… Isso porque, para formar uma imagem nítida, o cérebro precisa juntar e interpretar as informações captadas por cada olho. Já com o passar das semanas e meses, entre o 2º e o 4º mês de vida, os bebês conseguem amadurecer a fixação de objetos e a percepção das cores: quanto mais chamativos, mais sedutores! Também já conseguem distinguir faces próximas, como o rosto da mamãe quando estão no colo e dar aquele sorrisão… Pois também é por essa época que os músculos faciais adquirem coordenação motora para reagir dessa forma.

Por volta dos 8 a 10 meses a criança já tem a visão com muito mais profundidade, foco e capacidade de distinção. O mundo é um verdadeiro parque de diversões, prontinho para ser explorado no engatinhar e no andar. Os dois primeiros anos de vida e de desenvolvimento visual são determinantes na qualidade visual futura. Mas atenção! A maturação completa e definitiva de todo o sistema visual – formado pelos olhos e estruturas nervosas responsáveis pela visão – só estará completa por volta dos 6 anos de idade. Até essa idade é de grande importância fazer visitas de rotina ao oftalmologista pediátrico, que é o profissional habilitado a examinar, diagnosticar e cuidar da saúde ocular das crianças com técnicas e cuidados médicos específicos voltados para essa faixa etária.

É através do sentido da visão que sua criança começa a aprender sobre o mundo que o cerca, sobre si mesma e sobre aqueles que estão ali pertinho de desdobrando em cuidados e a cercando de amor.

Faça do exame oftalmológico infantil de rotina uma oportunidade de cuidar do sentido mais importante da vida.

Aqui no Hospital de Olhos de Blumenau contamos com dois Oftalmopediatras e uma ala exclusiva dedicada aos pequenos! Ajude seu filho a ver um mundo melhor!

HOB_Arte_oftamologista_insta_e_face