29.09 Dia Mundial da Retina. Conheça as doenças da retina que impactam a visão

29.09 | Dia Mundial da Retina.

O dia 29 de setembro é uma data importante dedicada para a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde dos olhos e alerta acerca das doenças da retina que impactam a visão.

Saiba um pouco mais sobre as doenças da Retina: DMRI, Retinopatia Diabética e Descolamento de Retina.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A DMRI pode ocorrer em duas formas: seca ou exsudativa. Em relação à forma seca, ainda não temos tratamento efetivo, enquanto que a forma exsudativa tratamos com terapia antiangiogênica. Nos estágios iniciais, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) não apresenta sintomas. Por isso, cerca de 80% das pessoas diagnosticadas já apresentam a doença em estágio avançado, o que dificulta a realização do tratamento efetivo. A doença compromete a mácula, responsável pela visão de detalhes e cores, e produz uma mancha que prejudica a visão central. Os sintomas são visão turva, dificuldade de enxergar em luz baixa, visão distorcida e pontos pretos no campo de visão.

Retinopatia Diabética

Hoje, em torno de 17 milhões de brasileiros têm diabetes, correspondendo a 11% da população. A retinopatia diabética atinge mais de 75% dos diabéticos com mais de 20 anos que desenvolvem a doença. Ela ocorre quando o diabetes causa lesão na retina, que é uma camada presente no fundo do olho responsável pela visão de cores e detalhes. Os sintomas variam de acordo com o estágio da doença, sendo os mais frequentes visão borrada, percepção de pequenas “moscas” voando e perda repentina da visão. Se a retinopatia diabética for diagnosticada em fase inicial, pode ser tratada com grande sucesso. O tratamento consiste em uso de terapia antiangiogênica intraocular, implante de esteroides intraocular, fotocoagulação a laser e cirurgia de vitrectomia pars plana.

Descolamento de Retina

O descolamento da retina é uma urgência médica. Se não tratado rapidamente, pode evoluir para perda total da visão. Pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum em pacientes com alta miopia, além de  trauma nos olhos, na face ou na cabeça, diabetes descompensado, tumores, processos inflamatórios, histórico familiar da doença e degeneração do vítreo própria do envelhecimento.

A retina é uma membrana muito fina, flexível e delicada que reveste a superfície interna da parte posterior do globo ocular. Nela existem receptores fotossensíveis que convertem a imagem luminosa advinda do exterior em impulsos elétricos que, através do nervo ótico, são enviados para área do cérebro em que se processa a visão.

Fique atento à saúde dos seu olhos.

Agende sua consulta pelo WhatsApp (47) 3322.5000.

Publicação: 29.09.2022

Open chat
Olá! Deseja agendar uma consulta?
Olá! Deseja agendar uma consulta?