A estrutura de nossos olhos é complexa e delicada, confira!

Conheça a Estrutura dos nossos olhos

Alguns nomes relacionados à anatomia do corpo humano podem parecer bastante complicados. E não é para menos, afinal, não usamos a maior parte dessas palavras em nosso dia a dia. Aqui, vamos explicar um pouco mais sobre algumas partes que compõem a estrutura os olhos, que é bastante complexa e delicada. Cada uma delas tem sua função e, quando trabalham em equilíbrio, permitem que a visão funcione da melhor forma possível. Mas, lembre-se: nada substitui a avaliação do seu oftalmologista. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar!

Conjuntiva: Membrana mucosa, incolor e bastante fina, sua função é proteger a superfície do olho contra agentes externos.

Córnea: Trata-se de um tecido transparente, localizado na parte frontal externa do olho. É responsável por focalizar a luz na retina para formar a visão.

Coroide: Localizada entre a esclera e a retina, a coroide é responsável por suprir as células da retina e da esclera com o oxigênio e nutrientes, através de seus vasos sanguíneos.

Corpo ciliar: Localizado atrás da íris, é responsável por formar o humor aquoso e manter a pressão intraocular adequada. Além disso, sua contração auxilia no ajuste do foco da visão.

Cristalino: Considerado a lente natural do olho, o cristalino se localiza logo atrás da pupila e é responsável pelo ajuste fino da visão, para obter um foco maior.

Esclera: Essa é a parte branca do olho, constituída por uma camada fibrosa e com a função de proteger as estruturas mais internas.

Humor vítreo: Essa é a estrutura gelatinosa que ocupa a porção central do globo ocular.

Íris: É a parte colorida dos olhos e fica localizada logo atrás da córnea. Nela, estão presentes diversos músculos responsáveis por definir a proporção de abertura da pupila.

Mácula: Presente na parte central do olho, é responsável pela visão dos detalhes.

Nervo óptico: Essa é a estrutura que realiza a conexão entre o olho e o cérebro, sendo essencial para que possamos enxergar.

Pupila: Essa é a abertura localizada na parte central da íris. Seu diâmetro é regulável e cumpre a função de permitir a maior ou menor entrada de luz no olho.

Retina: Localizada no fundo do olho, a retina é a parte do olho responsável por captar as imagens, que serão formadas no cérebro, a partir de suas células sensíveis à luz.

Fonte: CBO_Revista Veja Bem (https://www.vejabem.org/uploads/arquivos/1593187544-5.PDF)

Publicação: 22.03.2022

Open chat