Abril Marrom, saiba mais sobre a Catarata, Glaucoma, DMRI e fique de olho na sua saúde ocular

Abril Marrom, mês destinado à conscientização sobre a importância da prevenção e combate às diversas causas de cegueira.⠀

Você sabia?⠀

Catarata

Cerca de 12 milhões. Essa é a quantidade de casos de cegueira por consequência da catarata em todo o mundo. Segundo dados do IAPB (Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira), a doença é a maior causa de cegueira, configurando 25.81% dos casos. No Brasil, estima-se que existam aproximadamente 350.000 cegos por catarata. Ocorre que parte considerável desses casos poderiam ser evitados através do diagnóstico correto e intervenção médica. A boa notícia é que o quadro de baixa visão e cegueira causado pela doença pode ser revertido através da cirurgia.

Glaucoma

O glaucoma é uma das principais causas da baixa visão e cegueira no mundo. O glaucoma ocorre, em muitos casos, devido ao aumento de pressão dentro do olho, o que causa danos ao nervo óptico, que conecta nossos olhos ao nosso cérebro. 

Projeções do IAPB (Agência Internacional de Prevenção à Cegueira) indicavam, em 2015, que, até 2022 – 3,2 milhões de pessoas ficarão cegas devido ao glaucoma. Para evitar a cegueira provocada pelo glaucoma, é muito importante visitar regularmente um médico oftalmologista. 

DMRI

Algumas doenças com potencial risco para a visão atingem, predominantemente, a terceira idade. A degeneração macular relacionada à idade – DMRI – é uma delas. A doença é causada pela degeneração da mácula, estrutura localizada na parte posterior do olho e responsável pela visão central. Responsável por 8,7% de toda a cegueira devido a doenças oculares, ela atinge em torno de 3.000.000 de pessoas e a tendência é que esse número aumente como consequência do envelhecimento da população, devendo dobrar em alguns anos.

Agende uma consulta através do WhatsApp (47) 3322.5000 e fique em dia com sua saúde ocular.

Fonte: vejabem.org.br

Publicação: 20.04.2022

Open chat