CIRURGIA DE PTERÍGIO

O QUE É O PTERÍGIO?

Pterígio é um crescimento da conjuntiva ocular em direção à córnea, semelhante a uma asa na superfície do olho. A conjuntiva é a membrana mucosa que cobre a parte branca dos olhos (esclera) e a córnea é parte transparente do olho. O pterígio é mais comum em áreas do mundo mais próximas do equador, já que o aparecimento está associado à exposição precoce ao sol (especialmente durante a infância e adolescência), fator genético, olho seco e possíveis traumas.

Um pterígio pode ser confundido com a pinguécula. A pinguécula parece uma mancha amarelada ou inchaço na superfície branca do olho. Cresce na conjuntiva, semelhante a um pterígio, mas não cresce sobre a córnea. A pinguécula é uma degeneração benigna da conjuntiva, sendo seu tratamento essencialmente clínico.

O pterígio quando pequeno não tem efeitos prejudiciais. Às vezes, causam ressecamento ocular, vermelhidão, sensação de queimação e coceira. Um pterígio maior pode causar visão turva, por alterar a forma da córnea e produzir um astigmatismo. Quando o pterígio cresce sobre a córnea, pode causar diminuição de visão.

COMO É O TRATAMENTO DO PTERÍGIO?

O pterígio pode ser tratado com lágrimas artificiais para aliviar os sintomas. O tratamento do pterígio é cirúrgico quando estiver causando sintomas persistentes, se estiver causando a diminuição da visão, ou por motivos estéticos.

A prevenção do pterígio começa na infância com a proteção dos olhos do sol. O uso de chapéus e óculos de sol com proteção UV pode ajudar a impedir o desenvolvimento do pterígio.

Fonte: https://sbop.com.br/pterigio/

Publicação: 11.11.2022

Open chat
Olá! Deseja agendar uma consulta?
Olá! Deseja agendar uma consulta?