Ao término da faculdade de medicina, os novos médicos em busca de especialização enfrentam mais um desafio: a prova de residência médica, ainda mais difícil e concorrida do que o vestibular. É na residência onde realmente ocorre o aprendizado mais aprofundado e prático, quando o dia a dia não se resume mais somente a aulas teóricas, mas sim a atendimento aos pacientes, cirurgias, ambulatórios, enfermaria e exames complementares.
Em 2008, o Hospital de Olhos foi credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e, precocemente, em 2011, recebeu o credenciamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, entidade com rígidos critérios de aprovação de cursos. Com isso, o HOB tornou-se a instituição pioneira em residência oftalmológica no interior do Estado, contando com o aval das maiores instituições reguladoras de residência médica do País.
Fundado em 24 de abril de 1998, o Hospital de Olhos de Blumenau (HOB), referência na região, desenvolveu seu Programa de Residência Médica (PRM) 10 anos após sua fundação, com a duração de três anos. Para obtenção dos credenciamentos, uma série de exigências deve ser cumprida, entre elas o número mínimo de atendimentos de pacientes em ambulatório e emergência, bem como cirurgias nas áreas das especialidades da oftalmologia, tais como catarata, glaucoma, retina, cirurgia refrativa e transplante de córnea.
Em fevereiro de 2012 o Hospital de Olhos de Blumenau graduou sua primeira médica residente, Drª. Kathy Dadam Sgrott.
A prova de residência médica para o Hospital de Olhos de Blumenau é realizada anualmente na Fundação Regional de Blumenau (FURB), sendo que, no último ano, foram 42 inscritos concorrendo a somente uma vaga oferecida por ano. Para mais informações sobre a residência médica do Hospital de Olhos, acesse www.hob.med.br.
Dr. Vilmar Müller é o Diretor Técnico do Hospital de Olhos de Blumenau