O Hospital de Olhos de Blumenau participa da Semana de Controle do Diabetes, que acontece de 7 a 14 de novembro. Com o objetivo de alertar a população para o impacto da doença e promover o diagnóstico precoce, várias atividades estão programadas para o período, incluindo um seminário para os profissionais da saúde, campanha educativa, caminhada e mutirão de exames, tudo oferecido gratuitamente à população em diversos pontos da cidade. A participação do Hospital será através da realização do exame de fundo de olho, avaliação que tem como finalidade detectar a Retinopatia Diabética – doença ocasionada pelo diabetes.
A Semana de Controle do Diabetes é promovida pela Secretaria de Saúde de Blumenau, em parceria com o Hospital de Olhos de Blumenau e outros hospitais e instituições do Município. Toda a programação é voltada ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro.
Ações
A programação inicia na quinta-feira, dia 7, com seminário a ser realizado na Furb, das 13h às 17h, destinado aos profissionais da Secretaria de Saúde, de hospitais e alunos e professores da instituição.
Dando continuidade aos eventos, no dia 9 acontecerá a campanha educativa no Blumenau Norte Shopping, das 14h às 22h, com informações de prevenção à doença, orientação nutricional, aferição da pressão arterial, realização de testes de glicemia capilar e exame de fundo de olho. O Hospital de Olhos de Blumenau lembra que todos os interessados em realizar esse exame devem estar com acompanhante, pois para a realização dele é necessário dilatar a pupila, o que mantém a visão embaçada durante algumas horas.
Domingo, dia 10, acontece a caminhada azul. A ação, destinada à população em geral, busca estimular a prática de atividade física como um meio de tratamento e prevenção aos diabetes. A caminhada terá saída da Praça Doutor Blumenau, às 9h, e segue até o Ginásio Galegão, onde os participantes serão recebidos com frutas e água e também terão oportunidade de realizar exames.
Na segunda-feira, dia 11, das 8h às 17h, acontecerá o mutirão de exames de fundo de olho, avaliações realizadas pelo Hospital de Olhos de Blumenau, e prevenção do pé diabético. A ação é destinada aos pacientes previamente diagnosticados pelo Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD) e visa detectar de maneira precoce alterações visuais e risco de lesões nos pés decorrentes da doença.
O último dia da programação envolve a conscientização. Na quinta-feira, dia 14, o evento acontecerá na escadaria da Igreja Matriz, das 8h às 17h, com orientações sobre o diabetes.
Diabetes
O diabetes é uma doença mais comum do que as pessoas imaginam. Só no Brasil, em torno de 7,6% da população, com idade entre 30 e 69 anos, são portadoras de diabetes, sendo que 46% deste universo não sabem que possuem a doença.
A visão do portador de diabetes pode ser afetada devido à elevação da glicose no sangue e da pressão arterial, sintomas que podem resultar em sérias patologias. A Retinopatia Diabética é a doença mais frequente entre os diabéticos. Ela se dá devido a uma alteração nos vasos que nutrem o tecido interno do olho responsável pela formação da imagem, denominado retina. As altas taxas de glicose no sangue resultam no fechamento progressivo dos vasos da retina, gerando hemorragias e falta de oxigênio para as células. Quanto mais avançada a retinopatia, maior a destruição da retina, o que pode resultar em uma severa perda visual.
Assim que o diabetes for detectado, o paciente deve procurar um Oftalmologista para realizar o exame de fundo de olho. Este exame identificará a presença, ou não, da Retinopatia Diabética, bem como avaliará seu estágio. Os principais sintomas dessa doença são perda de nitidez e distorção das imagens, no entanto, muitas pessoas possuem a Retinopatia Diabética sem apresentar sintomas. Portanto, fique atento.