A Cirurgia Refrativa a Laser usa um raio de luz para remodelar suavemente a superfície do olho (a córnea) para ajudar a melhorar a visão.
A luz laser pulsa suavemente para remover uma quantidade microscópica de tecido, alterando a curvatura da córnea e possibilitando que as imagens visuais sejam melhor focalizadas na retina.
Cirurgia Refrativa é aquela que corrige erros de refração, ou seja, imperfeições que afetam a visão (miopia, hipermetropia e astigmatismo).
Atualmente, é realizada através de um equipamento (um sistema de laser) que emite um tipo específico de laser, o Excimer Laser.
A correção da visão com laser é um procedimento cirúrgico fácil e virtualmente indolor, que dura poucos minutos.
Técnicas Cirúrgicas
A Técnica Cirúrgica PRK começa com a remoção da camada exterior da córnea. O Oftalmologista remove esta camada com uma pequena espátula ou com uma escova rotatória.
A Técnica Cirúrgica LASIK começa com a criação de um flap corneano feito com um microcerátomo. Então, o médico reposiciona sua cabeça e ativa o rastreador ocular. Ele pedirá que olhe diretamente para uma luz piscante. O laser removerá uma pequena quantidade de tecido da córnea.
O rastreador seguirá os movimentos oculares e fará com que o laser continue o tratamento. É importante continuar ainda olhando para a luz piscante enquanto durar o tratamento.
Depois que a cirurgia com o laser terminar, o médico colocará algumas gotas de colírio no olho.
Para sua proteção e conforto, ele cobrirá o olho com uma lente de contato terapêutica na cirurgia de PRK. Em alguns casos de LASIK, também se coloca essa lente terapêutica no olho para ajudar a cicatrizar pequenas abrasões.
A cirurgia é indolor, pois é aplicado o colírio anestésico, cujo efeito dura cerca de 45-60 minutos. Depois deste tempo, seus olhos podem ficar sensíveis por alguns dias. O Oftalmologista prescreverá um colírio antiinflamatório para facilitar sua recuperação.
Veja abaixo o vídeo de uma cirurgia refrativa – Fonte: Alcon