O contágio pelo coronavírus pode acontecer através dos olhos? Confira!

O contágio pelo coronavírus pode acontecer através dos olhos?

Alertamos para a possibilidade de transmissão do coronavírus pelos olhos e também pela falta de higienização  dos óculos e das lentes de contato. O contágio pode acontecer quando encostar as mãos infectadas pelo vírus no  globo ocular.

A lágrima e os olhos são vetores de transmissão do vírus.

Pesquisas recentes mostram, em que alguns casos, a Covid-19 pode causar conjuntivite e inchaço nos olhos, inclusive estes podem ser os primeiros sintomas. Apresentando sinais de conjuntivite, inchaço das pálpebras, olhos vermelhos ou lacrimejamento, consulte imediatamente seu médico oftalmologista.

Proteja-se!

– Se os olhos lacrimejarem ou tiverem qualquer tipo de secreção, é importante reforçar os cuidados de limpar as pálpebras e a pele ao redor dos olhos com lenço umedecido e higienizado, lavando bem as mãos com água e sabão logo em seguida.

– Higienize a armação dos óculos com álcool 70%.

– Atenção ao uso de lentes de contato. Importante retirar as lentes todos os dias tomando todos os cuidados de higienização das mãos e limpeza das lentes.

– Os olhos são sensíveis ao contágio. Evite levar as mãos aos olhos.          

Fique de olho e apresentando qualquer um destes sinais, procure imediatamente seu médico oftalmologista.

No Hospital de Olhos de Blumenau contamos com 16 médicos oftalmologistas para cuidar da saúde dos seus olhos.

Agende uma consulta através do (47) 3322.5000 ou através do WhatsApp (47) 9 9222.7800 ou ainda através do nosso site hob.med.br

Fonte: Sociedade Catarinense de Oftalmologia.