10.11 – Dia Mundial do Ceratocone

O que é Ceratocone?

O ceratocone é uma doença oftalmológica que afeta a córnea, a parte transparente do olho. A origem exata do ceratocone é incerta, porém se sabe que uma história familiar positiva ou alergia nos olhos são fatores que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver a doença. É uma doença progressiva, que pode levar a uma deterioração da visão de ambos os olhos, afetando até mesmo a capacidade do paciente ler, dirigir e exercer suas atividades rotineiras.

A córnea normalmente tem uma forma esférica e é formada por centenas de camadas ligadas entre si por fibras de colágeno. No ceratocone essas ligações de colágeno entre as camadas da córnea se enfraquecem, levando a um afinamento e relaxamento progressivo do tecido e consequente deformação, a qual passa a ter o formato menos esférico e mais parecido com um cone.

Dr. Rodrigo Müller explica que “o implante de anel intraestromal ou anel intracorneano é uma das formas de tratamento do ceratocone, que pode ser feito tanto pela técnica manual, como utilizando a tecnologia a laser, mais especificamente o laser de femtossegundo, que é um laser de alta frequência.

O laser participa na cirurgia realizando a tunelização, ou seja, confeccionando o caminho onde o anel ficará implantado dentro da córnea do paciente com ceratocone. Isso torna a cirurgia mais previsível, mais segura e, consequentemente a gente consegue ter resultados visuais mais interessantes.”

No Hospital de Olhos de Blumenau contamos com 17 médicos oftalmologistas que se dedicam a diversas áreas da especialidade, inclusive ao tratamento do Ceratocone.

Agende uma consulta através do WhatsApp (47) 3322.5000.

Publicação: 10.11.2021

Open chat
Olá! Deseja agendar uma consulta?
Olá! Deseja agendar uma consulta?