A sua saúde ocular merece cuidados especiais.
Você sabia?
As três principais causas de cegueira no mundo e no Brasil são doenças que acometem, sobretudo, os idosos: catarata, glaucoma e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Mas, a retinopatia diabética também merece atenção. Essas doenças podem ser tratadas quando diagnosticadas precocemente
De acordo com o Relatório Mundial sobre Visão publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, globalmente, pelo menos 2,2 bilhões de pessoas teriam uma deficiência visual ou cegueira, das quais pelo menos 1 bilhão delas têm uma deficiência visual que poderia ter sido evitada ou não receberam o tratamento adequado. O levantamento também constatou que o envelhecimento da população, a mudança de estilo de vida e o acesso limitado à assistência oftalmológica, principalmente em países de baixa e média renda, estão entre os principais fatores para o crescimento do número de pessoas que vivem com deficiência visual.
Segundo o relatório “As condições de saúde ocular no Brasil – 2019”, publicado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a estimativa, baseada em índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de que cerca de 1,6 milhão de pessoas sejam cegas no país. O documento afirma ainda que é possível considerar que o Brasil tenha cerca de 26 mil crianças cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente.
Realizar um acompanhamento adequado com o seu médico oftalmologista de confiança desde os primeiros anos de vida é fundamental para manter a saúde ocular em dia e prevenir possíveis doenças oculares.
Fique de olho na sua saúde ocular.
Agende uma consulta através do WhatsApp (47) 3322.5000.
Fonte: https://www.vejabem.org/uploads/arquivos/1625060896-5.PDF
Publicação: 14.10.2021